Junta de Cabeçote:
Situa-se entre o Bloco do cilindro e o cabeçote.
Finalidade:
A Junta de Cabeçote visa assegurar a estanqueidade das câmaras de combustão, bem como a continuidade dos circuitos de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem de óleo para lubrificação do mesmo.
O material da junta tem que estar em condições de impedir a penetração da mistura gasosa, de refrigeração ou do óleo nos circuitos adjacentes. Tem que possuir uma elevada resistência técnica, química, mistura gasosa e mecânica.
A junta possui orifícios para assegurar a continuidade dos vários circuitos que atravessam o motor, bem como para a passagem dos parafusos de fixação do cabeçote ao bloco do motor.
As juntas antigas eram constituídas de papelão hidráulico grafitado (amianto), sendo posteriormente substituídas por juntas com duas camadas de papelão (não amianto), reforçado com uma camada de aço ou cobre ou de múltiplas folhas de aço chamadas de MLS.
Para que consigamos esclarecer alguns termos no segmento de Juntas para Motor de motocicletas:
Junta da Tampa Lateral Direita: termo de montadora
Junta da Tampa da Embreagem: usual de aplicador
Junta da Tampa Lateral Esquerda: termo de montadora
Junta da Tampa do Magneto: usual de aplicador
Quase todos os nossos jogos de motores e kits “A” tem duas versões: Junta de Cabeçote em Aço e Junta de Cabeçote em “PAK”.
“PAK” = Papelão hidráulico + Chapa + Papelão Hidráulico
Uma motocicleta tem em média uma vida útil de 4 anos, conforme sua utilização.
Problemas como a não manutenção preventiva, mas sim a corretiva (muito mais cara), roubo, a utilização de peças de má qualidade e, principalmente, aplicadores com poucas informações técnicas, fazem com que a vida de uma motocicleta seja muito curta.
É prudente informar aos compradores que temos as duas versões com diferentes preços – Aço mais cara e “PAK” um pouco mais barata.
Quando o bloco do motor não estiver tão danificado, utiliza-se a Junta de Cabeçote de Aço.
Quando o bloco do motor estiver muito danificado, já na 3ª ou 4ª retífica, é interessante utilizar-se da junta de cabeçote de “PAK”, por conta das ranhuras existentes no bloco do motor, nem sempre o mecânico tem o cuidado de se utilizar da ferramenta adequada para tirar a junta velha. Dessa forma deixa ranhuras, que a junta de cabeçote em “PAK” instalada acomodará de forma mais precisa, evitando vazamentos.
Esperamos ter contribuído com informações simples, mas se utilizadas adequadamente evitarão grandes transtornos aos clientes finais.
KRATER – Divisão Duas Rodas